quinta-feira, 25 de junho de 2009

Responsabilidade do servidor é debatida na PGE-BA em palestra sobre “Ética no Serviço Público”

Tema foi abordado de forma prática focando sempre no dia-dia do funcionário.

Tendo como tema “Ética no Serviço Público”, a procuradora do Estado, Fabiana Araújo, realizou, ontem (17) à tarde, na sala 303, da Fundação Luís Eduardo Magalhães, um workshop objetivando fomentar uma reflexão acerca do papel do servidor público e do seu compromisso com a sociedade na prestação de serviços.

Utilizando como base o Código de Ética do Servidor Público Federal e a minuta do Código de Ética do Servidor Público Estadual, atualmente em processo de elaboração pela Secretaria da Administração, Fabiana Araújo abordou, de forma dinâmica, questões como comportamento, assiduidade, pontualidade e comprometimento do servidor. “Ser ético é só fazer coisas que não se tenha vergonha de revelar em público que se fez”, definiu a procuradora pontuando que quando se é ético na vida pessoal a tendência é que se seja ético na vida profissional também.

Fabiana Araújo tratou o tema de maneira prática focando sempre no dia-dia do servidor público e chamando a atenção para o fato de que não é difícil perceber e saber diferenciar os atos éticos dos não éticos.

Ao mencionar a grande responsabilidade do servidor público, na medida em que lida diretamente com o interesse público, a palestrante atentou para a importância de se refletir acerca do tema com o intuito de criar agentes multiplicadores capazes de promover uma mudança na cultura do órgão. “A PGE vem buscando repensar sua estrutura para extrair o melhor do seu servidor”, comemorou.

Ao final de sua apresentação, Fabiana Araújo propôs ao participantes que se dividissem em grupo para listar as qualidades de um servidor público cem por cento ético. A dinâmica gerou debates de elevado nível acerca do tema.

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