domingo, 21 de junho de 2009

Manifesto da AGE-MG


Integrantes da Comissão de Mobilização da APEMINAS estiveram na manhã desta última quinta-feira (18/6), na sede da Advocacia Geral do Estado (AGE), para entregar a 74 procuradores que ocupam cargos de chefia, um manifesto de alerta sobre a importância da participação dos mesmos no Movimento pelo Resgate da Dignidade da Advocacia Pública Mineira. Lá acontecia um evento, promovido pela AGE, que reuniu os chefes em todo o Estado. Atualmente, a maioria deles não participa dos atos de mobilização, sendo que alguns sequer são filiados da APEMINAS. Junto ao manifesto, também foi entregue o ofício enviado pelo advogado-geral do Estado, José Bonifácio Borges Andrada, durante a última semana, considerando difícil atender as reivindicações da classe e considerando desinteressante para o Estado a liberação da advocacia privada.

Segundo o presidente Gustavo Chaves Carreira Machado, que participou da distribuição do manifesto, é imprescindível que todos os chefes se mobilizem também e se conscientizem que apesar de estarem nos cargos que ocupam, são procuradores do Estado, acima de tudo. “Sinto que os chefes, por ter condições melhores na carreira, não se interessam em participar deste movimento. É uma pena e espero que todos se engajem em nossa causa e nos ajude. Amanhã eles podem não estar mais nos cargos de chefia”, argumentou.

O vice-presidente da APEMINAS, João Lúcio Martins Pinto foi outro diretor que também esteve na sede da AGE nesta quinta-feira. Ele lamentou a não participação dos colegas dos cargos de chefia. “Se todos nos ajudassem, nosso Movimento seria bem mais forte”, frisou. O diretor social da APEMINAS, Marco Túlio Carvalho Rocha também esteve presente no ato.

Ao todo, são cerca de 80 os cargos de chefia na AGE. A APEMINAS possui pouco mais de 400 procuradores. “Percebemos que é quase de 25% o percentual de procuradores que ocupam cargos de chefia. Eu participo não somente dos atos da mobilização, como também sou diretor da APEMINAS. Engajo-me pela valorização da minha carreira”, falou Jaime Nápoles Villela, que é chefa no IEPHA.

Durante o evento na sede da AGE, o advogado-geral adjunto Alberto Guimarães de Andrade disponibilizou 15 minutos para que Gustavo Chaves falasse aos presentes sobre o Movimento pelo Resgate da Advocacia Pública Mineira. Os procuradores do Estado Cristiano Amaro, Juarez Raposo Oliveira e Saulo de Freitas marcaram presença.

Fonte: www.age.mg.gov.br

Nenhum comentário: