Foi instalado, no início do mês de junho, um novo sistema operacional na Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), o Sistema Integrado de Controle e Acompanhamento Processual e Judiciário (SICAJ). A novidade permite o cadastramento e o acompanhamento dos processos administrativos e judiciários de todos os órgãos estaduais, facilitando o acesso aos dados, tanto por gestores quanto por cidadãos, através do site da Procuradoria Geral do Estado.
O sistema, desenvolvido pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia, foi cedido ao Piauí mediante termo de cessão de uso, assinado em encontro do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, significando uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 2,5 milhões, informou Carmem Lobo Bessa, corregedora da PGE-PI.
A instalação do SICAJ ocorreu no dia 1º deste mês, através do trabalho dos técnicos Antônio Márcio de Amorim Ramos, diretor-geral da PGE-BA, e Humberto Nogueira Júnior, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do mesmo órgão.
“Este é um sistema de tecnologia de ponta, que trouxe grande facilidade no acesso de processos administrativos e judiciais. O acesso aos processos que estão em trâmite na Procuradoria, por ser feito pelas secretarias, é permitido aos cidadãos, que podem acompanhar via internet o seu processo”, avaliou Carmem Bessa, ao acrescentar ainda a facilidade de localização apresentada pelo novo sistema. “Através do SICAJ nós temos um maior controle dos processos da Casa. As respostas sobre os mesmos são agora muito mais fáceis, tanto sobre sua localização e quanto a sua etapa”, completou a corregedora.
Além do Piauí, o novo sistema operacional foi cedido, pela PGE-BA, para o estado do Rio de Janeiro, para Alagoas, para o Acre. Através dele, todos os processos que entram na Procuradoria Geral do Estado, a partir do mês de junho, estão sendo protocolados no novo sistema operacional, de forma que fique garantido um controle maior sobre todos os processos da PGE-PI.
Fonte: www.appe.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário