quinta-feira, 23 de abril de 2009

PGE-SE promove encontro de planejamento e liderança


Procuradores e Chefes de setores administrativos da Procuradoria-Geral do Estado reuniram-se durante todo o dia da última sexta-feira, 17, no Quality hotel, em Aracaju, onde participaram do I Encontro de Planejamento e Liderança, promovido pela PGE.

O Procurador-Geral do Estado, Márcio Leite de Rezende abriu oficialmente o evento, às 8h30, quando falou aos presentes, destacando como um marco histórico da PGE, dando um impulso na produtividade das suas atividades diárias.

Segundo ele, a Instituição busca, constantemente, o aperfeiçoamento das suas atividades fins, objetivando alcançar práticas de gestão e liderança. Para tanto destacou “o encontro oportuniza a cada um dos participantes focar a reflexão para a melhoria dentro do contexto da administração pública, através da troca de idéias para uma completa transformação”.

Iniciando o ciclo de palestras, o gestor governamental Marcos Nazareno abordou o tema “Políticas de Gestão no Âmbito da PGE”. Durante sua explanação destacou dois aspectos importantes: A Gestão - como visão pró-ativa, e Alcance de resultados - como objetivo principal, o que resultarão num impacto positivo para a sociedade.

Enquanto isso, a administradora Cristiane Barreto ministrou palestra sobre “Liderança Motivacional”, quando ressaltou a importância de estimular os líderes da instituição, visando, através da suas liderança, alcançar bons resultados no dia-a-dia do trabalho.

Segundo ela, um bom líder deve exercitar a comunicação eficiente e valores compartilhados, pois, com isso, cria-se um ambiente propício aos integrantes da equipe a atingirem seus objetivos, com resultados positivos para o público alvo.


Ainda pela manhã, a Subprocuradora-Geral do Estado Conceição Maria Gomes EhI Barbosa, e a Corregedora-Geral Carla de Oliveira Costa Meneses apresentaram relatórios das suas atividades fins. Logo depois, os Procuradores-Chefes das Procuradorias Especializadas, individualmente, apresentaram suas atividades e reflexões diárias. Manifestaram-se o Procurador Carlos Antônio Araújo Monteiro (da Via Administrativa); Felipe Moreira de Godoy e Vasconcelos (dos Atos e Contratos Administrativos); Vladimir de Oliveira Macedo (do Contencioso Cível), Mário Luiz Britto Aragão (do Contencioso Fiscal); Marcos Alexandre Costa de Souza Póvoas (do Contencioso Trabalhista); e André Luís Santos Meira (de Atuação Junto aos Tribunais Superiores).

Já no período da tarde, foi a vez do Procurador Mário Rômulo de Melo Marroquim (do Centro de Estudos). Logo depois, Pedro Dias de Araújo Júnior (dos Assuntos Fundiários e Patrimônio Imobiliário).

Seguindo o cronograma pré-estabelcido, houve, também, a apresentação dos chefes que desenvolvem atividades-meio. Foram feitos os relatórios da Secretaria-Geral, assessoria de planejamento e coordenadoria de informática.

Após a explanação dos relatórios, todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar críticas, sugestões e alternativas que possam contribuir para o aperfeiçoamento das atividades.

Para o Procurador Carlos Monteiro, o encontro foi de grande importância, principalmente para o cumprimento do papel dos Chefes, sobretudo, na valorização das atividades da PGE, podendo, com isso, melhorar os procedimentos administrativos e judiciais, padronizar os atos e despertar para o aperfeiçoamento do plano de ação da Instituição.

“Sobre o aspecto motivacional, o evento desperta o papel da liderança que o Chefe deve exercer em cada setor”. Destacou.

Nenhum comentário: