quarta-feira, 15 de abril de 2009

A AGU e o combate à corrupção

Representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) reuniram-se na última quinta-feira (09/04) para planejar um trabalho conjunto de divulgação de ações na prevenção e no combate à corrupção.

Durante o encontro, realizado na sala de reuniões do Conselho Superior da AGU, os membros da CGU apresentaram uma série de ações já feitas e pediram apoio da AGU na disseminação das informações. Da mesma forma, os representantes da Advocacia-Geral firmaram parceria com a CGU.

Na reunião, a AGU foi representada por membros da Ouvidoria-Geral e do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa da Procuradoria-Geral da União (DPP/PGU).

Conforme o Ouvidor-Geral da AGU, Gabriel Felipe de Sousa, a atuação da Casa nesse setor, com medidas como a "Semana da Cidadania" - que consiste em palestras em escolas públicas e privadas do Ensino Médio - receberá um importante apoio da Controladoria-Geral. Assim como a AGU deverá aderir ao trabalho de conscientização realizado pela CGU.

"Estamos buscando suprir uma falta de integração dos setores dos dois órgãos, que são vistos separadamente", explicou o Ouvidor-Geral da AGU. "Nossa proposta é que sejam criadas ouvidorias regionais, coordenadas em Brasília, para que, em qualquer lugar do Brasil onde existe Advocacia-Geral da União, haja informações sobre o combate e a prevenção de corrupção", ressaltou.

De acordo com Gabriel Felipe, há no Brasil mais de 90 advogados responsáveis por questões voltadas ao assunto. "A partir desse diálogo, a AGU começa a participar de uma articulação com a CGU no combate à corrupção", esclareceu, acrescentando que "as pessoas interessadas em falar sobre o assunto se inscreverão em um Banco de Interesses.
A AGU também pretende se aproximar do público universitário, principalmente para divulgar sua atuação junto aos alunos de Direito. A CGU já faz esse trabalho e ele servirá de apoio, já que promove debates em várias cidades do país.

Segundo a Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, nesse ano a divulgação ocorrerá no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb). "Isso contribui de forma eficaz para disseminar o nome da instituição, pois a Controladoria-Geral quer ser conhecida não só pelo trabalho opressor, mas também pelo informativo", afirmou.

Cidadania

Na reunião, a CGU detalhou também uma série de ações de cidadania já promovidas pelo órgão. Entre essas ações, está a criação da cartilha "Olho Vivo no Dinheiro Público", com informações sobre o assunto. Seus representantes relacionaram, ainda, que em 2008 ocorreu a primeira edição de um concurso nacional de desenho e redação voltado ao público juvenil, que contou com quase 120 mil trabalhos inscritos.


Já em 2009, foi firmada parceria com o escritor e cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, para ensinar cidadania na escola. Sobre esse trabalho, a Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU declarou que o Ministério da Educação (MEC) indicou a ação para cerca de 60 escolas participantes do programa "Mais Educação".


Fonte: www.agu.gov.br

Nenhum comentário: