O Mapa Estratégico da AGU vem sendo elaborado desde a 1ª Oficina, realizada em dezembro de 2008. Antes de ser colocado em prática deverá ser validado pelo Advogado-Geral da União, Ministro José Antonio Dias Toffoli, e pelos demais dirigentes da Organização.
Trata-se de uma descrição da lógica da estratégia que está sendo construída a partir dos objetivos de longo prazo da Organização. Após sua conclusão, serão identificados os conjuntos de indicadores e metas que, associados a essas iniciativas estratégicas e setoriais, possibilitarão o alcance das propostas constantes no planejamento inicial.
Dessa forma, embora a validação do Mapa caiba à Direção da AGU, seu conteúdo está sendo construído coletivamente pelos servidores e parceiros da instituição, representados pelo Comitê.
O Nuge é vinculado ao Gabinete do Advogado-Geral da União Substituto e uma das unidades que integram o CTGE.
O Núcleo de Gestão Estratégica (Nuge) e o Comitê Técnico de Gestão Estratégica (CTGE) reuniram as lideranças da Advocacia-Geral da União (AGU) na sexta-feira (3) passada, em Brasília (DF), para a validação do Mapa Estratégico da instituição. O encontro ocorreu durante todo o dia, na Escola da AGU, e foi transmitido ao vivo pela internet.
O Mapa Estratégico é a representação visual da gestão que será adotada pela organização nos próximos anos.
Para validar o Mapa, a III Oficina de Planejamento Estratégico abordou as táticas de trabalho seguidas pela organização e a reformulação de seus valores, como Missão, Visão, Temas e Objetivos Estratégicos.
O foco central do debate foi buscar formas de alcançar o reconhecimento da AGU como instituição autônoma.
Essa meta deverá ser atingida até 2015. Entre os temas estratégicos destacam-se: Valorização Profissional; Capacitação e Retenção de Conhecimento; Prevenção e Redução da Litigiosidade; Aprimoramento da Atuação Judicante e Consultiva; Modernização da Gestão Institucional; Imagem e Relação Institucional; Proteção e Defesa do Meio Ambiente; Defesa do Patrimônio Público; Atuação Internacional; e Políticas Públicas.
Segundo os organizadores do evento, o Mapa representa o "plano de voo" da instituição, mas ainda restam preparativos a serem feitos, como estabelecer indicadores para cada um dos objetivos traçados, que serão definidos com auxílio dos técnicos de cada área. Depois de prontos, esses indicadores serão disponibilizados na forma de um painel de controle, para que cada membro da AGU tenha condições de atingir as metas estabelecidas.
A Oficina contou com a presença do Advogado-Geral da União Substituto, Evandro Costa Gama, que enfatizou a importância do planejamento para se realizar uma gestão moderna e participativa. "Mesmo com crises e dificuldades financeiras, a AGU está mostrando um bom trabalho porque estamos agindo de forma estratégica", observou. "Isso permite que a instituição atue com maior desempenho em benefício da sociedade", ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário