sábado, 11 de abril de 2009

APERGS recebe imprensa

A direção da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul-APERGS recebeu, na tarde do dia 30 março, jornalistas dos principais veículos de comunicação (Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Rádio Gaúcha e Rádio Guaíba) para apresentar um panorama sobre a atual crise vivida pela Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul.


A presidente da associação, Fabiana da Cunha Barth, e o vice-presidente para assuntos Institucionais e Políticos, Telmo Lemos Filho fizeram uma retrospectiva das dificuldades encontradas pela classe na negociação com o Executivo para a publicação do decreto reformulando o prêmio produtividade e, o descumprimento pelo governo dos compromissos assumidos para a implementação do subsídio com forma de remuneração da classe. Com o pagamento, no último dia 27 dos subsídios para o Ministério Público e Magistratura ao mesmo tempo, que mantém a atual forma de remuneração para os Procuradores, o Executivo gaúcho instituiu uma diferenciação salarial para as carreiras consideradas essenciais à Justiça de que o subsídio do MP representa a remuneração de dois Procuradores de Estado.

No encontro, Fabiana comunicou que 30 colegas detentores de cargos de chefia teriam suas exonerações (a pedido) publicadas no Diário Oficial de terça-feira (31/03), em gesto de desaprovação pelo descaso do governo em solucionar o impasse que perdura desde dezembro de 2007. A presidente entregou ainda planilhas com a evolução do número de processos que são acompanhadas pelos Procuradores do Estado ao longo dos últimos 10 anos e, que sofreu um incremento de 38% apenas no último ano. De acordo com a projeção, os 290 Procuradores em atividade terão sobre sua responsabilidade até o final do ano mais de 1 milhão de processos para serem defendidos e garantir os interesses do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: www.apergs.org.org.br

Nenhum comentário: