A CNBB lançou a campanha da fraternidade para o ano de 2009. O tema é recorrente: segurança pública. O lema, por sua vez, envolve a paz como fruto da justiça. O texto base contempla uma relação de diversos aspectos inerentes à justiça e à segurança pública.
Particularmente, chama a atenção a associação feita entre identidade nacional e violência, por todos os fatores a eles associados, mas notadamente pela perpectiva de se alcançar a cidadania com a identidade nacional e a diminuição da violência. Explica a campanha que segurança pública e justiça são pilares da construção de um modelo de sociedade moderna e solidária.
A CNBB fortalece o rol de segmentos da sociedade civil indignados com a falta de soluções para a segurança pública. Um variação de enfoque singularmente interessante para os padrões da CNBB e de louvável pertinência.
Não escapou ao exame da CNBB as origens dos conflitos e a dimensão social da existência humana, que mereceu uma veemente comparação com a pirâmide social, os discursos da violência, a maioridade penal, as modalidades de prisão, a exploração sexual infantil e o foro privilegiado. Extremamente oportuno o tema escolhido para a campanha da fraternidade, sobretudo porque consegue demonstrar duas importantes perspectivas: a busca da igreja católica em acompanhar o desenvolvimento das relações sociais e a irresignação de mais um segmento da sociedade contra a violência.
Na medida em que a advocacia pública faz parte do programa de construção de políticas públicas de segurança pública, a campanha da fraternidade de 2009 representa um elemento de significativa reflexão e, acima de tudo, de permanente atuação.
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