terça-feira, 24 de março de 2009

AGU e OAB criam projeto de combate à corrupção no Piauí

A Procuradoria da União no Piauí (PU/PI) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI) implantarão no estado o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), lançado oficialmente no próximo mês.
O Marcco reunirá vários segmentos da sociedade piauiense e entidades públicas.O Procurador-Chefe da União, Ricardo Resende de Araújo, ressaltou que "o objetivo é desenvolver uma atuação proativa de combate à corrupção, com a conscientização dos gestores públicos e da sociedade sobre os meios de controle social das políticas públicas". Segundo ele, a Advocacia-Geral da União no estado buscará ser protagonista nesse processo. Para o presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, o trabalho de prevenção à corrupção traz um ganho maior para a sociedade, pois age antes do desvio acontecer.
"Nós da OAB/PI e da Advocacia-Geral da União (AGU) queremos mostrar aos gestores públicos a importância do cumprimento dos princípios constitucionais da Administração Pública. Faremos também campanhas de conscientização da sociedade, para que todos possam ser parceiros no combate à corrupção", informou.Já o advogado da União Sérgio Eduardo Miranda ressaltou que o Marcco será um ponto de apoio ao cidadão que se deparar com algum caso de corrupção. "A intenção é que o movimento sirva para a população como um referencial no combate a corrupção", afirmou.
Também participarão do Marcco entidades locais que atuam na aplicação e no controle dos recursos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado; a Controladoria-Geral da União; a Polícia Federal; o Ministério Público Federal e Estadual; o Tribunal de Justiça do Piauí e a Justiça Federal.A PU/PI é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da AGU.

Nenhum comentário: