quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PGE-CE implanta Projeto de Segurança da Informação usando software Livre

A Procuradoria Geral do Estado do Ceará implanta Projeto de Segurança da Informação - SI baseado no modelo já existente de Politica do Estado e com base no Decreto para uso de software livre - SL.

O software livre neste projeto, visa a capacidade de ter uma arquitetura de segurança de alto nível sem adquirir soluções pagas, com a integração e adaptação em soluções Open Source. Buscando maior nível de segurança para garantir a integridade, confiabilidade e disponibilidade de suas informações. Passando de um falso senso de segurança para a certeza de que todos os dados e informações cheguem aos usuários de forma integra, confiável e sigilosa.

A expectativa da instituição é que dentro do período de implantação do projeto, previsto para 12 meses, obtenha-se os resultados de política de segurança implantada, colaboradores habilitados às boas praticas no uso dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC, ferramentas de gestão de Segurança da Informação implantadas e equipe de analista especializada nessa área.

As ferramentas de monitoramento geradas serão votadas ao comportamento computacional, estabelencendo perfis de usuários onde será determinado padrões de sistemas, portas protocos do mesmo.

Segundo o Coordenador de Tecnologia da Informação Alcy Pinheiro, "Segurança da Informação de alto nível com 100% da arquitetura baseada em software livre, essa é a premissa básica do projeto. Para superarmos mais esse grande desafio, daremos ênfase a comunicação, visando parceria e troca de experiências entre as áreas de TIC do Estado, a comunidade de SL, além da empresa contratada".

A PGE disponibilizará o modelo de implantação do Projeto de Segurança da Informação, suas ferramentas e toda a documentação gerada para os demais órgãos do Estado e comunidade de SL.

www.pge.ce.gov.br

Nenhum comentário: